Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Educação – FE
Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação.
Turma A
Aluna: Luciana Rocha de Almeida 11/0129628.
Fichamento I
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.
I) Resumo.
A informática na educação brasileira tem aproximadamente 20 anos e sofreu influências de outros países. Porém sua implementação ainda deixa muito a desejar.
A maior parte dos projetos que ligam educação e computador não tiveram sucesso em vários países. O programa brasileiro traz o computador em um papel diferenciado. Papel esse, de provocar mudanças pedagógicas e não apenas de automatizar o ensino. Centrando assim a visão educacional não apenas em transmitir informação e sim em proporcionar o ambiente favorável para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento.
O uso das tecnologias impôs necessárias mudanças no profissional da educação, principalmente os professores, que agora devém se qualificar e possuir uma formação continuada, sempre se atualizando e se especializando.
E para todas essas implementações, condições recontextualizadas devem ser estudadas e desenvolvidas envolvendo mutuamente estudantes, profissionais da educação e os governantes.
II) Citações
“A Informática na Educação ainda não impregnou as idéias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional.”
“[...] o Governo Federal cria condições para a disseminação da Informática na Educação, é extremamente oportuna a reflexão sobre essa longa caminhada e a compreensão de como essa disseminação pode ser efetivamente mantida dentro de propostas competentes e viabilizadas pela comunidade cientifica e educacional.”
“[...] a criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao invés de o professor transmitir informações ao aluno.”
“Nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente descentralizado e independente das decisões governamentais.”
“[...] a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo.”
“Talvez o que mais tenha marcado o programa de informática na educação da França tenha sido a preocupação com a formação de professores.”
“[...] o Programa Brasileiro de Informática em Educação é bastante ambicioso tendo o computador como recurso importante para auxiliar o processo de mudança pedagógica. [...] Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento [...].”
III) Comentários
A implementação da informática na educação brasileira não é um projeto novo, nem tão pouco fácil. Apesar de sua relativa maturidade esse projeto demanda um grande trabalho para a comunidade cientifica e educacional por isso não consegue alcançar um sucesso absoluto.
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